sábado, 26 de março de 2011

Políticagem Suja: as escórias da sociedade futebolística

TEXTO EXCELENTE ESCRITO PELO TORCEDOR TRICOLOR VINÍCIUS SAMPAIO EM BLOG "BAHÊA MEU ESQUADRÃO".


"Assim como tem sido nas práticas políticas dos nossos governantes, multiplicados aos montes através de deputados, vereadores, senadores, prefeitos, governadores, dentre outros, também no futebol, as escórias da política imunda vão aparecendo e mostrando o quanto os nordestinos são descriminados e colocados à margem dos planos do futebol brasileiro.

Aliás, a toda poderosa Rede Globo de Televisão nos fez engolir os times do eixo Rio-São Paulo, em especial o Flamengo e o Corinthians, criando no Nordeste grandes concentrações de torcedores desses times, em detrimento de clubes tão amáveis quanto, aqui da região, como Fortaleza, Ceará, América/RN, Sport, Nautico, Bahia, etc. Clubes representantes de grandes cidades brasileiras, ricas culturalmente e de uma gente humilde e batalhadora.

No discurso, a contradição. "Importantíssima a volta do Bahia a primeira divisão do futebol nacional"... "Sport surpreendeu ao vencer a Copa do Brasil". Enquanto isso, Flamengo e Corinthians dominam as transmissões futebolísticas na rede televisiva, que antes era Globo, mas agora é Globo, Record e tantas outras que vão surgindo e crescendo. As mesmas TVs que vendem o circo para a população brasileira, a exemplo dos Realitys Shows manipulados, e que também querem fazer todos engolirem os times do Rio-São Paulo nas telinhas. E não estou aqui plantando nenhuma difamação contra a integridade intelectual dos que fazem isso acontecer. Ao contrário, estou alertando ao público sobre o que esses mesmos não fazem questão de esconder: Flamengo e Corinthians são prioridades. Ora, no Flamengo tem Ronaldinho Gaúcho, assim como no Corinthians tinha Ronaldo... "O fenômeno".

Alguns podem pensar: "Mas é isso mesmo, o público vai optar assistir Ronaldinho... isso dá dinheiro". Engano total. O público vai optar assistir a quem a mídia quiser colocar em evidência. A mídia faz a fama dos jogadores, fato. Quantos belos craques surgiram no nordeste e quantos continuam a surgir, mas não passam de nobres desconhecidos no eixo Rio-São Paulo? Alguns poucos tem a sorte de arrebentar em uma competição nacional e logo ser levado embora das suas raízes. Na hora de divulgar o currículo, ninguém cita o time nordestino como a origem, somente se questionarem muito. Todos falam em Jorge Wagner do São Paulo, Felipe do Corinthians... parece que só nós aqui da Bahia sabemos que esses jogadores saíram daqui.

E nós continuamos a engolir tudo isso, mesmo sendo o Nordeste muito maior do que São Paulo e Rio de Janeiro juntos, apesar da grandeza desses estados que respeito muito. Bahia e Ceará que se cuidem. Querem arrancar a gente de lá "DA ELITE DO FUTEBOL". E o pior, é que podem mesmo conseguir. Só me resta torcer para Bahia e Ceará se darem bem e times como Flamengo e Corinthians despencarem no abismo. Talvez assim, um dia a série B seja denominada a Elite do Futebol.

Ahh... como ficaria a série A? Fácil, apenas a série A. Quem cria rótulos e vende a idéia é a mídia, não somos nós e nem mesmo a lógica."


Fonte: Bahêa meu Esquadrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário