sexta-feira, 13 de abril de 2012

Remar contra a maré, dá em naufrágio

FAZENDO as contas. Ceará chutou 22 bolas em direção ao gol, por cima, por fora, lá do outro lado da rua. Só acertou duas. O Paraná, menos 18, acertou o alvo duas vezes.


... TORCEDOR tem olhar de lince. Começou a gritar cedo por Romário. Ele ali no banco fingindo não ser com ele.


... GRITOS ecoados chegaram ao ouvido de PC Gusmão, que não hesitou, pois sabe que remar contra maré, pode dar naufrágio.


... DITO e feito. Romário entrou, Mota que quebrava a bola saiu. De quem foi o gol salvador do empate, 2x2? Justo do novo garoto de ouro de Porangabuçu.


... OUTRO garoto de ouro, revelado pelo Fortaleza, cristalizado pelo Ceará, lá do outro lado do mapa, caso Osvaldo, fazia seu primeiro gol com a camisa do São Paulo.


... SABEM quantas vezes o papa-léguas Apodi, com suas chuteiras de sete léguas, foi a linha de fundo? Precisamente 15. Quantos chutes acertou em direção ao gol? Apenas um. E cruzamentos? Apenas no que redundou no gol de empate.


... APODI é o Boiadeiro cabeludo. Corre, corre, pra nada. Impressão que dá é a de que, quanto mais se aproxima da área, a trave vai diminuindo até ficar do tamanho de uma caixa de fósforo. Só pode.


... NÚMERO de caimbras dos jogadores do Paraná, cera ou miguelito, ordem vinha do banco, pra ganhar tempo e irritar os nervos dos jogadores alvinegros.


... BENEVOLENTO árbitro Bispo deu tremenda colher de chá ao Eusébio, que devia ser expulso de campo, quando chutou a bola da mão do goleiro.


... NÃO se discute Felipe Azevedo ser bom de bola. Agora, repetir aquele gol do meio da rua, só daqui a dez anos.


CONFIDENCIAIS...


... Listão de sete que o Ceará contratará, consta nome de Marcelinho Paraíba.


... Volta de Magno Alves? Evandro em tom de ironia. Ideia interessante.


... Tem também ex-tricolor que presidente alvinegro não revela quem nem sob tortura numa masmorra.


... Almoço tricolor, luminosa ideia de Fábio Mota, craque do marketing, todos os ex-presidente da chamada década de ouro estavam lá.


... Dos seis, apenas um, Renan Vieira, campeão do tetra, assinou cheque entregando ao presidente Osmar Baquit pra colaborar com a folha de março.


... Convidado especial, Mauro Carmélio presidente da FCF que não nega as origens, foi lá e participou do ágape (que palavra!).


... Mais festejado, porém, atleta Dude. Incrível. De dez campeonatos em que vestiu a camisa tricolor ganhou oito.


... Ou seja. Único na história do clube octacampeão. Respeite o pé quente.


... Urgentemente, PC Gusmão precisa corrigir defeito da boa revelação, quarto-zagueiro Potiguar, que só joga de cabeça abaixada.


... Se for por timidez é fácil corrigir. Se for por vício, também.


MEMÓRIA CURTA....


... LOGO cedo da manhã, professor Olavo Colares corrigia. Mais tarde, via bilhete, Narcélio Miranda também. Vamos lá. Jogo aqui citado do soco de um ex-presidente do Fortaleza, num árbitro pernambucano, em partida do Ceará, o adversário não era o Fluminense e sim o Náutico na efervescente fase da histórica rivalidade Ceará-Pernambuco, nas quatro linhas. Citam inclusive nomes dos personagens envolvidos (político que torcia Ceará e dirigente tricolor, ambos em cadeiras vizinhas à minha, além do árbitro) cujos nomes esquivo de citá-los por questão de foro íntimo. Detalhe. Naquela época havia acordo entre as federações. Jogo de clube pernambucano aqui, apitava árbitro de lá. Quando os locais se invertiam apitava árbitro cearense. Como não confio na minha memória, não posso garantir se primeiro jogo entre os dois, o apitador foi Gilberto Ferreira, Louralber Monteiro, Leandro Serpa, Adélson Julião, os melhores da época. Se for o caso, mesmo que a título de curiosidade, o jeito é apelar pra privilegiada memória do Olavo e do Narcélio. Grato aos dois.



CORRE, CORRE... E NADA


Apodi é um Boiadeiro cabeludo

O lateral-direito Apodi impressiona pela correria, pelo fôlego de sete gatos, mas na hora do chute a gol tem deixado a desejar


EM ALTA


MARKETING DO FORTALEZA
Que bela ideia a de reunir os presidentes da chamada década de ouro.


EM BAIXA


EUSÉBIO

Merecia ter sido expulso pelo chute na canela do goleiro do Paraná. Não foi saiu porque árbitro foi frouxo.

Fonte: SIte O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário