sexta-feira, 6 de julho de 2012

Campeão invicto, Corinthians iguala Santos e quebra tabu de 34 anos


Com a conquista do sonhado título da Taça Libertadores ao superar o Boca Juniors por 2 a 0, no Pacaembu, o Corinthians encerrou um tabu de 34 anos ao repetir feito raro na história da competição e igualou uma marca do Santos de Pelé.
Corinthians x Boca Juniors
 Ver em tamanho maior »
Nacho Doce/Reuters
AnteriorPróxima
Franco Sosa (Boca Juniors) disputa bola com Marcio Emerson, do Corinthians Saiba mais sobre a partida
Foi campeão invicto, algo que apenas cinco clubes conseguiram nas 53 edições da Taça Libertadores até aqui. Peñarol (1960), Santos (1963), Independiente (1964), Estudiantes (1969 e 1970) e, na última vez, Boca Juniors (1978) são os recordistas.
O curioso é que em 1963 o Santos superou o Boca na decisão, assim como o Corinthians de agora. A diferença é que naquela ocasião o time de Pelé fez quatro partidas (como campeão do ano anterior, entrou na semifinal) e o rival disputou a primeira final.
Já o Corinthians fez 14 jogos, iniciou a disputa na fase de grupos e encarou o Boca Juniors, então hexacampeão da Libertadores e com dez finais na bagagem.
Reprodução
Reprodução da *Folha* de 12 de setembro de 196377; clique e veja a edição completa
Reprodução da Folha de 12 de setembro de 196377; clique e veja a edição completa
HISTÓRIA
O último título invicto na Libertadores (1978) foi antes de a competição mudar o formato e de ser inchada com a participação de mais equipes, além da inclusão de mexicanos.
Em 1978, foram 21 participantes e três fases. Neste ano, foram 38 clubes e seis fases.
Foi a partir de 1978 também que o torneio passou a ser objeto maior do desejo dos clubes nacionais. Desde então, 13 vezes o campeão foi brasileiro. Antes, apenas três títulos foram do Brasil --dois deles do Santos de Pelé.
O domínio, contudo, ainda é dos argentinos. Eles têm 22 títulos. O Independiente é o recordista de taças, tem sete. O Boca Juniors tem seis. Estudiantes tem quatro. River Plate tem duas. Argentinos Juniors, Racing e Vélez Sarsfield têm uma cada.
Com o título do Corinthians, o Brasil passa a ter 16 taças e é o segundo no quadro de campeões. Tem vantagem significativa para os uruguaios, que tem oito taças. Já no ranking de clubes, o Brasil é o que tem mais agremiações campeãs: nove.

Corinthians na Libertadores 2012

 Ver em tamanho maior »
Alejandro Pagni - 27.jun.12/France Presse
AnteriorPróxima
Jogadores do Corinthians perfilados antes do início do primeiro duelo da final contra o Boca Juniors

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário