quarta-feira, 22 de junho de 2011

Festejos juninos movimentam cidades do interior da Bahia

O Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE-BA) divulgou nesta terça-feira (21) um roteiro das principais cidades do interior que realizam festas de São João. De acordo com a publicação, a festa é realizada em quase todos os 417 municípios baianos e já significa uma tradição. Além disso a data representa um importante impulso econômico, com a atração de muitos turistas. Neste ano, devido ao feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira (23) véspera do São João, os baianos terão mais dias para curtir os festejos juninos.

Roteiro dos destinos mais procurados

Amargosa – Localizada a 240 quilômetros de Salvador, a "Cidade Jardim" realiza dez dias de festa pelo segundo ano consecutivo, com programação, iniciada na sexta-feira passada e que se estende até o próximo domingo. Estima-se que mais de 100 mil pessoas devam passar pela cidade.

Como chegar: saindo de Salvador, o motorista deve seguir pela BR-324 até a altura da BR-101, de onde deve prosseguir até Santo Antônio de Jesus. Após essa cidade, deve seguir pela rodovia estadual até Amargosa.

Senhor do Bonfim – Entre os dias 22 e 26 deste mês, a "Capital Baiana do Forró" estará realizando os festejos juninos com o tema Tradição e alegria no maior São João da Bahia. Localizada a 375 quilômetros de Salvador, a cidade de Senhor do Bonfim espera receber mais de 150 mil pessoas.

Como chegar: partindo de Salvador pela BR-324, passa por Feira de Santana e daí até Capim Grosso, de onde segue pela BR-407 até Senhor do Bonfim.

Cruz das Almas – A programação, inspirada no tema São João passeando pelo Nordeste, numa festa de todas as caras, cores e sabores, abrange o período de 22 a 26 deste mês, tendo como principal atração a tradicional guerra de espadas.

Como chegar: para quem parte de Salvador, basta seguir pela BR-324 e pegar a BR-101, sentido sul baiano.

Ibicuí – Tradicional no município, o São João de Ibicuí acontece desde que a cidade era apenas um pequeno vilarejo. A festa foi ganhando proporção e o número de visitantes atualmente chega a ultrapassar o total de moradores da cidade.

Como chegar: saindo de Salvador, o motorista deve seguir sentido sul, pela BR-116, até Poções. A partir daí, é preciso trafegar mais 67 quilômetros pela BA-262 até chegar à cidade.

Outras opções – Além desses municípios, os festejos juninos são tradicionais também em Cachoeira, no Recôncavo baiano e, para chegar até lá, o motorista deve seguir pela BR-324 até o entroncamento da BA-026, de onde deve prosseguir, passando por Santo Amaro, até chegar ao município.

Também com programação bem movimentada, a festa em São Sebastião do Passé atrai muita gente. O acesso é feito pela BR-324, sentido Feira de Santana, até o viaduto que dá acesso à BR-110, de onde seguirá mais oito quilômetros até a cidade.

São Francisco do Conde é outro município baiano onde a programação junina movimenta moradores e atrai muitos visitantes. Para chegar até lá, saindo de Salvador, o motorista segue pela BR-324, percorrendo 59 quilômetros até o entroncamento com a BA-026 e, depois, segue por mais 12 quilômetros em direção ao entroncamento com a BA-522 e, a partir daí, por mais três quilômetros até a cidade.

Outra boa opção de festa de São João é o município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Para chegar até a cidade, a opção pode ser pela BA-099 (Linha Verde). São 41 quilômetros, após o município de Lauro de Freitas, seguindo até o entroncamento que dá acesso à cidade. Há também a alternativa pela BR-324, via Simões Filho. A partir de lá, serão mais 14 quilômetros até Camaçari.

Santo Antônio de Jesus também se destaca nas comemorações juninas. Saindo de Salvador, o motorista deve seguir pela BR-324 e depois utilizar a BR-101, sentido sul. Outro caminho é seguir pelo Ferry-boat, passando pelo município de Nazaré das Farinhas.


Fonte: FSonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário