terça-feira, 24 de maio de 2011

Vulcão da Islândia já provoca o cancelamento de 500 voos

A nuvem de cinzas expelida pelo vulcão islandês Grimsv¶tn deixou em terra nesta terça-feira milhares de passageiros, principalmente na Escócia, com a paralização do tráfico aéreo no norte europeu. "A nuvem chegou na Escócia e na Irlanda del Norte", explicou o chefe de operações do órgão de controle do tráfico aéreo europeu (Eurocontrol), Brian Flynn.

"Até o fim do dia, a nuvem deve alcançar o sul da Escandinávia, a Dinamarca e parte do norte da Alemanha. Depois, deve continuar para o sul e alcançar primeiro a França e depois a Espanha, mas é difícil saber quando", afirmou. A Comissão Européia anunciou nesta terça feira que não prevê o fechamento de uma grande área do espaço aéreo da União Européia (EU).

Os europeus devem se preparar para "uma semana muito difícil para os passageiros das companhias aéreas", declarou à imprensa o ministro dos transportes Siim Kallas, no entanto, "não nos anteciparemos fechando uma grande parte do espaço aéreo como no ano passado". "As cinzas (do vulcão) são diferentes, as condições meteorológicas são diferentes e a resposta européia é diferente", com uma coordenação reforçada entre as autoridades nacionais, que devem decidir se fecham o seu espaço aéreo, afirmou.

A Eurocontrol anunciou o cancelamento de 500 voos na europa nesta terça-feira devido à nuvem de cinzas, que já obrigou o presidente americano, Barack Obama, a antecipar sua saída da Irlanda, na segunda-feira, rumo a Londres.

Fonte: A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário