quarta-feira, 18 de maio de 2011

Esculturas das "Gordinhas de Ondina" serão recuperadas

As esculturas de bronze Meninas do Brasil, da artista plástica Eliana Kertész, serão recuperadas. As peças, que ficam no canteiro central da Av. Ademar de Barros, em Ondina, serão restauradas por Ramón Marcial, contratado pela Desal, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Setin).

Apelidadas pela população como as "Gordinhas de Ondina", a obra representa mulheres dos três principais grupos que formaram o Brasil: indígena, branco e negro.

De acordo com o restaurador, o principal responsável pelos danos causados às esculturas foi o vandalismo. "Encontramos aqui pichações e ranhuras. O problema é que essas ranhuras destruíram a pintura de proteção, permitindo que o salitre penetrasse nas esculturas que são de bronze, comprometendo a estrutura da obra", explica Marcial.

No momento, as esculturas são preparadas para receber nova pintura. O restaurador destaca que a chuva tem prejudicado o andamento do trabalho. No final do projeto, que deve acontecer em três semanas, as peças voltarão à cor original.

Fonte: A TArde

Nenhum comentário:

Postar um comentário