segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Com candidatura impugnada, eleição em Pojuca tem 16 mil 'votos nulos


As eleições  para escolha do novo prefeito na cidade de Pojuca, na região metropolitana de Salvador, teve 16.085 "votos nulos", número que representa o percentual de 72,92% do total de votos computados, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A situação, que ocorre em outras cidades no país, se deve à impungação de uma das candidaturas -- nos resultados divulgados neste domingo (7), o TSE computou temporariamente como "nulos" os votos dos candidatos nesta situação.
A candidata Gerusa Laudano (PSD), eleita neste domingo, obteve 92,28% dos votos válidos (aqueles que exclemi brancos e nulos), o que corresponde a apenas 4.880 votos dos 22.059 eleitores que foram às urnas. O segundo colocado na corrida eleitoral, Carvalho (PSOL), recebeu 448 votos, o equivalente a 7,72% dos votos válidos.
Para o analista judiciário do TRE-BA, Jaime Barreiros, o alto índice de votos nulos é por conta da impugnação da candidatura de um candidato, o Dr. Toinho, do PDT, cujo processo hoje tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Por enquanto, como está constando como indeferido, o tribunal não divulgou a votação dele. Os votos dele foram considerados nulos. Agora, se lá no TSE ele conseguir reverter a decisão do TRE, os votos deles serão validados e aí ele ganha a eleição com certeza, porque estatisticamente não é possível ter esse número de votos nulos. Ainda não consta quantos votos ele teve. Acreditamos que até o início de dezembro deve sair esse resultado, mas isso agora depende do TSE", explica.
O município de Pojuca, localizado na região metropolitana de Salvador, foi a primeira cidade baiana a ter 100% dos votos para prefeito apurados. A cidade é a única na Bahia a usar o sistema de votação com urnas biométricas.
Outros municípiosA cidade de São José da Vitória também já totalizou a apuração das urnas. O candidato Dute (PT) foi eleito prefeito com 68,5% dos votos. Em Buerarema, com 38,39% dos votos, Guima (PDT) é o novo prefeito. Em Coração de Maria, Paim (PT) assume a prefeitura com 72,34% dos votos válidos. Ricardo (PSD) foi eleito a prefeito em Lapão com 55,02% dos votos. Em Medeiros Neto, Nilson Costa foi eleito com 57,08% dos votos. São Gonçalo elegeu o prefeito Furão (PSD), com 34,20%. Júnior Dapé (PR) é o novo prefeito de Itabela com 49,86% dos votos, Josefina Castro (PT) é eleita prefeita de Coaraci com 45,70% dos votos,  e em Ubaitaba, Beda (PMDB) é eleito com 55,51% dos votos válidos
Biométricas
Sessenta e seis urnas biométricas foram utilizadas sem problemas em Pojuca, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A cidade é a única do estado a fazer a votação com o sistema especial. De acordo com informações do TRE, 74 urnas foram separadas para utilização, sendo que 66 foram utilizadas e oito serviram para suporte aos 24.252 eleitores.

Escolhida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para realizar o cadastramento biométrico do eleitorado em 2009, a primeira votação com a utilização das urnas biométricas em Pojuca contou com 21.000 eleitores, há dois anos. De acordo com o chefe do cartório eleitoral do município (200ª zona), Luiz Fabiano Vasconcelos, os órgãos públicos municipais ofereceram apoio material para a realização do recadastramento. Pojuca contou com 40 colaboradores e o apoio da prefeitura e Câmara de Vereadores para atender diariamente 1.500 pessoas para realizar o cadastro.
Crime eleitoral
A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) divulgou no início da tarde deste domingo (7) que nove pessoas foram detidas por crimes eleitorais em todo o estado. De acordo com a SSP, oito pessoas foram detidas por prática de boca de urna em alguns municípios e uma por compra de voto na cidade de Lençóis. A SSP informou ainda que está concentrando os dados registrados pelas Polícias Militar e Civil.
Já o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) registrou até às 14h50, 23 prisões no estado referentes a crimes eleitorais. Dessas, 19 ocorreram em Amélia Rodrigues e 3 no município de Seabra, todas pela prática de boca de urna. De acordo com informações do TRE, em Amélia Rodrigues, um candidato a vereador foi preso pela prática de compra de voto.
O TRE informou ainda que as prisões foram realizadas pela Polícia Militar e os detidos levados para as delegacias dos respectivos municípios. A SSP não confirma essas prisões e informa que o TRE não tem como confirmar dados que são levantados pela Secretaria de Segurança Pública. O órgão investiga os dados fornecidos pelo TRE.
Eleições
Em toda a Bahia, o total de eleitores aptos é de 10.110.122, o que corresponde a 7,188% do eleitorado do Brasil. Maiores de 70 anos e menores de 18 não são obrigados a votar. De acordo com o TRE, 86.661 títulos foram cancelados em Salvador.
Os eleitores precisam levar documento oficial e pessoal com foto, que deve ser entregue a um mesário para que a votação seja liberada.
Na urna, o primeiro voto é para vereador. Cada um pode utilizar uma "cola", escrita em um papel, adicionar o número do candidato, confirmar visualmente e logo após apertar a tecla "confirma". Logo depois, vem a escolha do prefeito. Caso o eleitor coloque algum número errado, é só apertar a tecla "corrige" e adicionar o número certo. A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral é de que cada eleitor leve 40 segundos para fazer a votação.
Para ler mais notícias do G1 BA, clique em g1.globo.com/ba. Siga também o G1 BA noTwitter  e por RSS.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário